DESCALCIFICAÇÃO dOMÉSTICA

DESCALCIFICAÇÃO DOMÉSTICA

 

DESCALCIFICAÇÃO

A água da rede de distribuição pode ser mais ou menos dura, consoante a zona em que nos encontramos. No seu trajecto natural a água, está vai dissolvendo os sais de cálcio das rochas por onde passa. Desta forma vai ficando saturada de sais de cálcio e magnésio, quanto maior é a concentração destes iões mais dura é a água.

A descalcificação é o processo pelo qual se eliminam os catiões que causam a dureza da água (cálcio e magnésio) substituindo-os por sódio, formando sais muito mais solúveis, evitando a sua precipitação e incrustação. Este processo de troca iónica, realiza-se com a ajuda de uma resina catiónica, apta para utilização em águas para o consumo humano.

Inicialmente a resina encontra-se carregada de iões de sódio e têm uma maior afinidade com os iões de cálcio e magnésio, a água flui através da resina e os iões cálcicos ficam retidos enquanto se libertam os iões de sódio.

A capacidade de permuta da resina é limitada e uma vez efectuada a permuta de praticamente todos os catiões de sódio, esta fica saturada e deve proceder-se à regeneração da mesma, é o processo que permite recuperar a capacidade inicial da resina, introduzindo-lhe uma solução de salmoura (cloreto de sódio) que vai deixá-la novamente saturada de sódio, voltando ao seu estado original e pronta para um novo ciclo de trabalho.
 

VANTAGENS

  • A água descalcificada evita incrustações e conserva o estado das instalações/canalizações. Mantém o rendimento e aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos.
  • Reduz o consumo de energia nos elementos de aquecimento de água, pois as incrustações cálcicas funcionam como um efeito de isolamento térmico.
  • Reduz o consumo de detergentes, pois a água sem iões de cálcio e magnésio com a mesma quantidade de detergente produz mais espuma.
  • Facilita a limpeza, ao evitar a formação de depósitos de difícil eliminação.
  • É mais saudável, permitindo que a pele e o cabelo fiquem mais suaves e macios.
  • Evita a sensação de roupa áspera e confere-lhe maior suavidade.
  • Minimiza o risco de avarias e a necessidade de manutenção constante dos etectrodomésticos, nomeadamente caldeiras, aquecedores e paineis solares térmicos.
 
 
 

Descalcificador Mini - SUMO I & II

Equipamento de Descalcificação ideal para o tratamento de água dura. Estes minerais formam sais que se vão depositar nas tubagens e equipamentos que a curto ou longo prazo irão causar problemas.

Este equipamento é ideal para instalações domésticas, sendo uma versão mini como o nome indica compacto e fácil e económico, não necessitando de electricidade, existindo este equipamento em dois tamanhos, dependendo do caudal de água a tratar faz se a escolha do tamanho ideal.

Descalcificador é constituído por uma caixa, uma carga com resina catiônica, uma válvula automática e um bypass.

A válvula automática é volumétrica (volume de água tratada), assim que a válvula indique que chegou o tempo ou o volume de água, começa a fazer a regeneração de forma automática com o sal. Fazendo regeneração em apenas 10/16 minutos e com um consumo baixo de sal.

A caixa serve para armazenar, o sal e a carga e produzir a salmoura para a regeneração da resina. sendo um unico volume que contem tudo lá dentro, tornando se práctico e compacto.
 
Desferrizador-de-Greensand_img2
 
 

Descalcificador Denver Plus

Equipamento de Descalcificação ideal para o tratamento de água dura, ou seja água com muito Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Estes minerais formam sais que se vão depositar nas tubagens e equipamentos que a curto ou longo prazo irão causar problemas.

Este equipamento é ideal para instalações domésticas e comerciais.

Descalcificador é constituído por uma caixa, uma carga com resina catiônica, uma válvula automática e um by-pass com capacidade de mistura de água, caso não queira obter água isenta de Cálcio, Magnésio e Bicarbonato.

A válvula automática é volumétrica (volume de água tratada), adaptando-se aos requesitos de água. A propria válvula regenera nas horas de menor consumo de água, por forma a não haver interrupção de fornecimento de água.

A caixa serve para armazenar o sal e a carga e produzir a salmoura para a regeneração da resina. sendo um unico volume que contem tudo lá dentro, tornando se práctico e compacto.
 
Desferrizador-de-Greensand_img2
 
 

Descalcificador Compacto

Equipamento de Descalcificação ideal para o tratamento de água dura, ou seja água com muito Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Estes minerais formam sais que se vão depositar nas tubagens e equipamentos que a curto ou longo prazo irão causar problemas.

Este equipamento é ideal para instalações domésticas, comerciais e industrias, sendo a versão compacta como o nome indica compacta e práctica, existindo este equipamento em vários tamanhos, dependendo da quantidade de água a tratar faz se a escolha do tamanho ideal.

Descalcificador é constituído por uma caixa, uma carga com resina catiônica e uma válvula automática.

A válvula automática da carga pode ser cronométrica (intervalo de tempo) ou volumétrica (volume de água tratada), assim que a válvula indique que chegou o tempo ou o volume de água, começa a fazer a regeneração de forma automática com o sal.

A caixa serve para armazenar, o sal e a carga e produzir a salmoura para a regeneração da resina. sendo um unico volume que contem tudo lá dentro, tornando se práctico e compacto.
 
Desferrizador-de-Greensand_img2
 

Para mais informações, contacte-nos.