DESCALCIFICAÇÃO INDUSTRIAL

 
 

DESCALCIFICAÇÃO INDUSTRIAL

 
 

DESCALCIFICAÇÃO

 
A água da rede de distribuição, pode ser mais ou menos dura, consoante a zona em que nos encontramos. No seu trajecto natural a água, vai dissolvendo os sais de cálcio das rochas por onde passa. Desta forma vai ficando saturada de sais de cálcio e magnésio e quanto maior for esta concentração de iões, mais dura é a água.

A descalcificação é o processo pelo qual se eliminam os catiões que causam a dureza da água (cálcio e magnésio), substituindo-os por sódio, formando sais muito mais solúveis, evitando a sua precipitação e incrustação. Este processo de troca iónica, realiza-se com a ajuda de uma resina catiónica, apta para utilização em águas para o consumo humano.
Inicialmente, a resina encontra-se carregada de iões de sódio e têm uma maior afinidade com os iões de cálcio e magnésio. A água flui através da resina e os iões cálcicos ficam retidos enquanto se libertam os iões de sódio.

A capacidade de permuta da resina é limitada e uma vez efectuada a permuta de praticamente todos os catiões de sódio, esta fica saturada e deve proceder-se à regeneração da mesma. É o processo que permite recuperar a capacidade inicial da resina, introduzindo-lhe uma solução de salmoura (cloreto de sódio), que vai deixá-la novamente saturada de sódio, voltando ao seu estado original e pronta para um novo ciclo de trabalho.
 
 
 

VANTAGENS

 
  • A água descalcificada evita incrustações e conserva o estado das instalações/canalizações. Mantém o rendimento e aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos.
  • Reduz o consumo de energia nos elementos de aquecimento de água, pois as incrustações cálcicas funcionam como um efeito de isolamento térmico.
  • Facilita a limpeza, ao evitar a formação de depósitos de difícil eliminação.
  • É mais saudável, permitindo que a pele e o cabelo fiquem mais suaves e macios.
  • Evita a sensação de roupa áspera e confere-lhe maior suavidade.
  • Minimiza o risco de avarias e a necessidade de manutenção constante dos electrodomésticos, nomeadamente caldeiras, aquecedores e painéis solares térmicos.
 
 
 
 
 
 

Descalcificador Dois Corpos 255

 
Equipamento idêntico ao Descalcificador Compacto, só que em vez de uma caixa que contém tudo, é composto por dois volumes, uma carga com a resina e o depósito para o sal.

A vantagem deste equipamento é a sua aplicação em industrias, existindo a possibilidade de cargas e depósitos de volumes superiores, logo uma maior produção de água.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Descalcificador Duplex/Triplex/Quadroplex/Quintoplex/Sextoplex

 
Equipamento idêntico ao Descalcificador Dois Corpos, a sua vantagem em relação a este é que por ser duplex, tem duas colunas de descalcificação, tendo então duas opções de funcionamento:

Alternado: Enquanto a primeira carga está em funcionamento, a segunda está em regeneração ou repouso. A segunda coluna entra em funcionamento assim que a primeira saturar.

Paralelo: Ambas as colunas trabalham em simultâneo, conseguindo assim obter o dobro do caudal. Quanto estas atingirem os valores de saturação, regeneram uma seguida da outra, não conseguindo obter o dobro do caudal de água totalmente descalcificada enquanto se efectua a regeneração.

O modo de funcionamento paralelo, é ideal para quem necessite de caudais elevados em picos de horários exemplo: hotéis, ginásios, industrias, etc.
 
 
 
 
 
 
 
 

Watermark Series Simples/Duplex/Triplex/Quadroplex 755

 
Mais informações brevemente!
 
 
 
 
 
 
 
 

Descalcificador Dois Corpos com Válvula Diafragama Ultraline

 
Mais informações brevemente!
 
 
 
 
 
 
 
 

Descalcificador Duplex com Válvula Diafragama Ultraline

 
Mais informações brevemente!
 
 
 
 
 
 
 
 

Para mais informações, contacte-nos.